segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Saudades


Hoje, estava eu, deitada e a pensar (coisa muito habitual em mim) e comecei a pensar no verdadeiro significado da palavra Saudade! Será que por vezes banalizamos esta palavra?! Resolvi então ir ver qual o seu significado.

“Saudade é uma das palavras mais presentes na poesia de amor da língua portuguesa e também na música popular, "saudade", só conhecida em galego - português, descreve a mistura dos sentimentos de perda, distância e amor. A palavra vem do latim "solitas, solitatis" (solidão), na forma arcaica de "soedade, soidade e suidade" e sob influência de "saúde" e "saudar".”

Cheguei à conclusão que a Saudade é isto mesmo, uma solidão sentida, seja da amizade, seja da paisagem, seja do amor!
E sim, eu sinto muita saudade!

Tenho saudades de ir à praia, de ver o mar, de ver as pessoas a fazerem as suas corridas, as suas caminhadas… Tenho saudades de ver as pessoas deitadas na areia a sentir o sol a queimar, saudades de ver as pessoa a apreciarem o mar, saudades de dar aquele mergulho, e passar minutos e mais minutos dentro de água, a saborear as ondas…Saudades de ver as crianças a fugirem da água, a darem “xapas” no mar…Saudades!

Saudades vossas, que agora têm um estudo diferente do meu… Saudades de estarmos juntas todos os dias, de nos rirmos do tudo e do nada, de fazermos as coisas mais parvas do mundo, de nos rirmos daquilo que ninguém sabe, nem mesmo nós! Saudades de passearmos juntas, de tirarmos fotografias, de sermos nós mesmas, sem máscaras, sem falsidades, de dizermos aquilo que realmente pensamos sem termos medo de que alguém nos vai julgar… Sim, porque nós somos verdadeiras e porque entre nós não existem preconceitos nem palavras-chave.
Saudades de termos aulas todos juntos, como turma unida que éramos! De rirmos das palhaçadas nas aulas de laboratórios, das aulas em que os professores eram o alvo das nossas risotas. Saudades dos intervalos a vermos os alunos mais pequenos felizes, sem preocupações, sem percepção do mundo, a brincarem às escondidinhas, às caçadinhas, de malinha a tiracolo! Saudades de comentar aquelas adolescentes com um estilo completamente fora… Saudades…

Saudades tuas… Sim, tu que estás longe, e que preenches o vazio sempre que me dizes um “olá”! Sim, saudades de um amigo especial, de uma amizade que não tem fim… Que mesmo que não nos falemos durante 3meses, de um momento para o outro, receber uma mensagem que me deixa com um sorriso de orelha a orelha.

Saudades dos teus abraços, dos teus beijos, do teu calor... Saudades de passearmos de mãos dadas como eternos namorados... Saudades das nossas conversas, dos nossos segredos, das nossas aventuras... Saudades das férias que passamos juntos, saudades da nossa união, da nossa confiança... Saudades daquilo que conseguiram destruir...

Saudades... Tenho muitas saudades!!!

Sem comentários: